Olá, sinta-se bem vinda(o)!
Esta é uma informação de cunho funcional, e o objetivo é facilitar a compreensão, assimilação e incorporação do mecanismo psicológico envolvido – o EGO.
Por um momento esqueça tudo o que já ouviu falar sobre o ego principalmente de que é preciso eliminá-lo (não é isso que o Oriente nos adverte), ou de que o ego é uma coisa ruim..., tudo bobagem, com o perdão da expressão.
Esvazie-se...,para que uma outra informação possa entrar.
Se pudéssemos separar o inseparável, poderíamos dizer assim:
O EGO é o ADMINISTRADOR-MOR da sua mente.
Independente do seu querer, o EGO é quem dá a palavra final.
É “ele” quem possui o comando de todas as funções do aparelho psicológico em sua mente, e conseqüentemente controla todas as funções corporais.
“Ele” é quem tem noção de que conteúdos do inconsciente podem invadir-lhe a consciência e perturbar a ordem pré-estabelecida. Um grande amor pode não ser nada interessante para o acomodado ego.
“ELE” pode até aparentemente concordar com voce, mas as situações vão acontecer do jeito que ele quiser e na hora em que ele determinar.
O EGO é como um animal feroz que defende seu território..., há que se ter sensibilidade e firmeza para se aproximar e se apoderar desse território, que é seu (EU), mas que somente agora voce o está reivindicando.
Lembremos também que graças ao EGO é que conseguimos chegar aonde estamos, pode não ser o melhor dos lugares mais foi o melhor que ele pode fazer, poderíamos estar em situações mais desconfortáveis... .
Mas chega um momento (interno) em que a ampliação da nossa consciência solicita-nos uma maior autonomia sobre nós mesmos, e para ganharmos outras esferas de conhecimento temos que disciplinar e lapidarmos nosso ego, caso contrário a vida nos parecerá meio sem graça, sem sentido.
Em breve podemos falar sobre o “EU”, agora o mais importante é incorporar o conhecimento da função do EGO, que é a idéia de administrador da psique, e observarmos como o nosso ego se comporta nesta ou naquela situação.
.